quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Skate de Dedo



Houve uma época em que skatistas quebravam a cabeça para fazer miniaturas de skates, colando pedacinhos de madeira, arrancando rodas de carrinhos e desenhando os gráficos do shape ou colando o recorte de uma propaganda de revista de skate. Então, nos anos 90, surgiu a Tech Deck, empresa americana especializada em mini skates, ou melhor, fingerboards, fazendo skatinhos perfeitos, com mini parafusos e ferramentas, e lançando os gráficos de marcas reais. E assim surgiu a mania mundial do skate de dedo que atingiu o Brasil com tudo. Existem até vídeos de skate de dedo, com... dedos que andam realmente muito bem de skate.
Como toda mega mania, o skate de dedo foi sumindo aos poucos e, atualmente, as imitações podrecas dos Tech Deckss estão entre os itens mais baratos dos camelôs brasileiros. Na gringa, quando um skatista aparece em uma propaganda da Tech Deck, é sinônimo de que ele está em fim de carreira. Ainda assim, quem não entrou nessa pela moda, seguiu dando suas manobras sobre a mesa. Afinal, skate de dedo é um estilo de vida. Tá bom, pode rir.
Enfim, esses dias vi uma porra de uma caixa da Tech Deck pra vender em uma livraria de Porto Alegre com vários skatinhos da Toy Machine, com seus desenhos dementes do Ed Templeton. Genial. E do lado, uma caixa com a réplica da rampa de tijolos conhecida como Brooklyn Banks, provavelmente o spot mais famoso do skate de Nova York. Também tem uma réplica da borda Hubba Hideout, de São Francisco (mas essa não ficou muito parecida). No site dá marca da pra ver como eles diversificaram seus produtos, aproveitando bem a valorização do skate como cultura com miniaturas de models clássicos dos anos 80, no tamanho de dedo ou de mão (para ?andar? usando as duas mãos ao invés de apenas os dedos), alguns explorando mais a idéia de item colecionável do que de brinquedo, vindo dentro de uma moldurinha pronta pra botar na parede.
Pra ficar realmente nerd no assunto, vale apena mencionar os franceses que sempre levaram o "fingerboarding" a sério (procure no You Tube o vídeo Fingers of Fury). Alguns dos dedos mais talentosos da França se juntaram para lançar a marca CloseUp, fabricante de skatinhos com shapes feitos em lâminas de madeira prensada (ao contrário do plástico dos Tech Dechs) que, acreditem, tem até micro rolamentos dentro das rodas.

Mostre que é um filósofo. Comente este artigo e insira seu link no Blog!

Postar um comentário