Aconteceu neste domingo, dia 10 de Abril, mais uma edição da Meia Maratona Internacional Corpore de São Paulo, que contou este ano com a participação de cinco mil corredores e um clima quente, em torno de 26º. Dentre os competidores que brigariam pela vitória, um dos favoritos era Adriano Bastos que desde o início se manteve presente no grupo líder composto por seis atletas e por vários momentos assumiu a liderança ditando o ritmo da prova.
O grupo se manteve junto até a passagem pelo oitavo quilômetro, quando os atletas Adriano Bastos e Fábio do Nascimento apertaram o ritmo e rapidamente se distanciaram dos demais competidores. Os dois atletas se revezaram na liderança até o décimo quinto quilômetro, momento este em que Adriano Bastos atacou e imprimindo um forte ritmo abriu grande vantagem sobre Fábio. Na altura do décimo oitavo quilômetro, Bastos já tinha mais de trinta segundos de vantagem sobre o segundo colocado, Fábio do Nascimento.
Porém, a partir do décimo nono quilômetro começou um pesadelo para Bastos, o maratonista começou a sentir-se muito mal, com uma forte fadiga tomando conta de seu corpo e seu ritmo começou a cair rapidamente. Adriano ainda tentou resistir correndo com muita dificuldade, mas a partir do vigésimo quilômetro e completamente esgotado, o atleta precisou caminhar por diversas vezes para conseguir completar a prova. Com isso, Fábio do Nascimento que vinha bem atrás, rapidamente enxugou a diferença e faltando apenas quatrocentos metros para a linha de chegada conseguiu ultrapassar o Adriano Bastos. Fábio venceu a prova com 1h08min00seg., enquanto que Adriano finalizou a prova em 1h08min34seg, os metros finais da prova pareciam uma eternidade para o atleta.
"Ainda não caiu a ficha, não consigo acreditar até agora no que aconteceu comigo, estou extremamente frustrado com a situação que vivenciei hoje. Eu tinha a prova ganha, corri o tempo todo com domínio total do que estava fazendo, me sentindo inteiro e apenas controlando em cima dos adversários. Quando resolvi atacar no quilômetro quinze, eu estava me sentindo muito bem e confiante de que ganharia a prova, agora vejo que esta foi uma estratégia precoce, deveria ter esperado mais alguns quilômetros antes de atacar, mas era a situação do momento, não tinha como prever que haveria alguma possibilidade disto acontecer me sentindo bem como estava. De repente apagou tudo, foi como se tivesse desligado, a fadiga veio de uma maneira muito forte repentinamente, comecei a perder as forças e a coordenação para continuar correndo, depois do vigésimo quilômetro perdi as contas de quantas vezes precisei andar para conseguir chegar, estava esgotado. É lógico que ter conquistado o segundo lugar numa prova importante como esta é um ótimo resultado, mas não estou feliz com a colocação e muito menos com o tempo que acabei concluindo, eu vinha em ritmo para fecha-la num tempo muito menor e a única coisa que me interessava era a vitória, exatamente para compensar os resultados ruins que venho tendo neste início de ano. É realmente decepcionante ter a prova ganha com uma vantagem gigantesca sobre o segundo colocado como eu tinha e de repente perde-la faltando apenas 400m para a chegada", relatou Bastos muito desapontado com seu resultado.
A próxima prova de Bastos será a Mizuno 10 Miles Series SP que acontecerá no próximo domingo, dia 17, no Jockey Club, depois disso o maratonista priorizará seu treinamento para a Maratona de Porto Alegre que acontecerá em Maio.
Resultados:
Masculino
1º - Fábio do Nascimento - 1h08min.00seg.
2º - Adriano Bastos - 1h08min.34seg.
3º - Francisco das Chagas Bezerra - 1h08min.59seg.
4º - Naval Freitas - 1h09min.25seg.
5º - Fábio Ramos dos Santos - 1h09min.46seg.
Feminino
1ª - Elizabeth Esteves de Souza - 1h21min.05seg.
2ª - Beatriz G. S. Nascimento - 1h23min.04seg.
3ª - Maria José Alves - 1h24min.31seg.
4ª - Jaciane Barroso Araujo - 1h25min.36seg.
5ª - Edneusa de Jesus Santos Dorta - 1h26min.14seg.
FONTE: Oakley
Mostre que é um filósofo. Comente este artigo e insira seu link no Blog!
Postar um comentário