sábado, 7 de agosto de 2010

História da REEBOK

A Reebok foi fundada em 1895 por Joseph William Foster, um jovem membro do clube atlético British Bolton Primrose Harries. Foster observou que vários corredores eram mais rápidos do que ele, e começou a procurar uma forma de melhorar sua performance. Martelando um conjunto de pregos feitos por ele nas solas de seus sapatos descobriu que sua performance melhorava. Assim, constituiu a J. W. Foster Company para produzir e vender seu revolucionário produto, e logo após todos os atletas do clube Harrier estavam usando calçados fabricados pela Foster. A J. W. Foster continuou a revolucionar a indústria de calçados para atletas inventando outros produtos, inclusive o “Running Pump” que foi apresentado em 1909.
Com suas raízes no século XIX inglês, a Reebok era virtualmente desconhecida nos Estados Unidos até 1979. Hoje a Reebok tem um portfólio de marcas conhecidas e produtos distribuídos em aproximadamente 120 países através de 41 distribuidores exclusivos. Apesar de sua herança inglesa, a Reebok International, Ltd. constitui-se numa história de sucesso nos Estados Unidos - uma aventura empreendedora rumo a grandes negócios que obteve um crescimento fenomenal e que demonstrou um flexível e até agora seguro senso de direção. Através de ofertas públicas de ações em 1985, 1986 e 1987 quando captou aproximadamente US$ 160 milhões em capital, a Reebok diversificou sua linha de produtos através da aquisição de outras empresas de calçados como a Rockport, Frye e Avia. Em 1988 a Reebok comprou a empresa italiana Ellesse, um fabricante de caros calçados e roupas para atletas. Paul Fireman, executivo e co-fundador da Reebok, tinha um plano ambicioso para a empresa, ele desejava transformá-la numa multinacional de US$ 2 bilhões nos anos 90.
Os três dentes da estratégia de Fireman envolviam (1) aquisições, (2) desenvolvimento interno, e (3) expansão internacional. A empresa planejava adquirir firmas com produtos de apelo para grupo de faixa de idade dos 18 aos 45 anos. A aquisição da Avia e da Rockport deram a Reebok uma larga base no mercado de calçados esportivos. Uma vez que o canal de distribuição de calçados consegue influenciar a percepção do cliente, a Reebok planejou vender seus produtos somente em localizações privilegiadas, como os departamentos especializados de magazines e boas lojas de artigos esportivos. As vendas internacionais, que perfaziam somente 10% do total de vendas da empresa em 1987, eram projetadas para chegar a 50%.
A Reebok foi capaz de incrementar suas receitas de US$ 1,5 milhões em 1981 para US$ 919 milhões em 1986, apesar da moda das corridas estar terminando, através da introdução de calçados para o até então negligenciado mercado de aeróbica. Antecipando-se a próxima moda recreacional, a Reebok acompanhou o mercado com a aquisição da Rockport em 1986, uma fabricante de calçados de alta qualidade para caminhadas.
Na primeira metade de 1987, as vendas subiram 64% chegando a US$ 640 milhões. Neste mesmo ano, a Reebok obteve US$ 1 bilhão em negócios e tornou-se uma das líderes do mercado de calçados esportivos nos Estados Unidos. Ao final de 1991, como se pode ver no Quadro 2, as vendas da Reebok chegaram a US$ 2,7 bilhões. As vendas internacionais da companhia, 45% to total dos negócios, cresceram 75% entre 1990 e 1991, com 55% de crescimento projetado para o ano de 1992. Ainda assim, a Reebok cometeu alguns erros durante este tempo. Por exemplo, em 1996, quando a Reebok diversificou em vestuário, a baixa qualidade de seus produtos causaram a devolução de remessas que a fizeram perder a estação da primavera, resultando em desapontantes vendas anuais.
O executivo Paul Fireman movimentou-se para corrigir estes erros com mudanças de gerenciamento e aquisições. Douglas Arbetman, vindo da Clavin Klein, foi contratado para mudar a unidade de vestuário em setembro de 1986 e ele rapidamente trocou a maior parte dos executivos de design e vendas. Outra faqueza da Reebok nos anos 80 foram os produtos de performance, estes calçados eram feitos com couro suave, que se rasgavam quando usado para atividades rigorosas. Como resultado, os bons analistas de esporte previam que os compradores iriam procurar por ouras marcas de calçados para atletas que agüentassem os rigores do esporte. Para isso, a Reebok designou um novo gerente para desenvolver produtos orientados a alta performance.
Em 1989 a Reebok deu seu maior passo para estabelecer-se na área de tecnologia de performance com a introdução da tecnologia Pump. A tecnologia do sistema Pump, um processo patenteado, compõe-se de câmaras infláveis que podem ser ajustadas as necessidades do usuário. O preço de venda dos tênis de basquete com tecnologia Pump é de US$ 170. A tecnologia Pump também foi incluída nos produtos para tênis, cross e outros, com preços de venda variando de US$ 80 a 135. Com o lançamento e sucesso da linha de calçados Pump, a Reebok redirecionou seu marketing para a performance associada com estilo, enfatizando a nova e cara linha Pump.
Em 1992, a Reebok apresenta duas tecnologias adicionais inovadoras, a Insta-Pump e a Pump Custom Cushionig, que eram extensões da tecnologia Pump. Outras tecnologias de performance desenvolvidas pela Reebok incluem: GraphLite, uma estrutura composta de grafite desenhada para suportar arcos leves, Dynamic Cushioning, um solado desenhado para acolchoar calçados para exercícios de caminhada, e a Hytrel foam, um material durável para acolchoamento e adequado para pular. Quatro das tecnologias desenvolvidas pela Reebok são patenteadas.

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